BLOG PERFECTA

Cromatografia

Cromatografia é uma técnica amplamente utilizada para análise, identificação e quantificação de componentes de uma mistura. Essa técnica se baseia na afinidade dos componentes pelas fases estacionária e móvel. Dependendo da natureza dessas fases, a técnica tem nomes e características diferentes.

Uma é a cromatografia sólido-líquido. Nesse tipo de análise, a fase estacionária é sólida e pode ser uma coluna, camada fina, camada delgada ou papel.

A CCD (cromatografia de camada delgada) é uma das mais utilizadas como método de separação físico-químico devido à sua rapidez, facilidade de execução, baixo custo e eficiência. É especialmente indicada para análises quantitativas da composição de uma mistura.

Exemplo de CCD

Outro exemplo é a cromatografia líquido-líquido. Neste caso, tanto a fase estacionária quanto a fase móvel são líquidos. Um exemplo desse tipo de cromatografia é o HPLC (High Performance Liquid Chromatography/ cromatografia líquida de alta performance). É uma técnica altamente eficiente para separar individualmente diversos componentes de uma mistura, quer seja para identificação, isolamento ou quantificação dessas substâncias. Por meio dessa técnica é possível isolar grandes quantidades de um composto. A eficiência do processo está ligada à escolha da fase móvel e da fase estacionária de diferentes polaridades. Os componentes terão maior ou menor afinidade pelos solventes polares utilizados no processo.

Sistema de HPLC

 

E ainda temos a cromatografia gás-líquido, onde a fase móvel é um gás, também chamado de gás de arraste. Numa CG – cromatografia gasosa, a amostra é introduzida através de um sistema de injeção capaz de vaporizar as amostras. A amostra vaporizada passa por um tubo que contém a fase estacionária, também chamada de coluna cromatográfica. As substâncias separadas saem da coluna e passam por um detector que gera um sinal elétrico proporcional à quantidade do material diluído. O registro desse sinal em função do tempo é chamado cromatograma.

Exemplo de cromatograma com isolamento de 3 compostos distintos.

 

As técnicas cromatográficas são amplamente utilizadas em laboratórios de pesquisa, indústrias e análises em diversas áreas. Elas desempenham um papel fundamental em diversas aplicações, incluindo análises ambientais, de petróleo, químicas, de alimentos, bebidas e insumos farmacêuticos.