BLOG PERFECTA

Exatidão e precisão: qual o significado dessas informações?

Exatidão: refere-se à proximidade do valor obtido em várias medições em relação valor real. A exatidão reflete os erros sistemáticos.


Precisão: está relacionada com reprodutibilidade, ou seja, quanto uma medida se correlaciona com outra feita anteriormente (coeficiente de variação). A precisão está relacionada com os erros aleatórios.


A figura abaixo mostra as diversas situações relacionadas à exatidão e precisão.

O ideal é trabalhar com um instrumento tanto exato e quanto preciso, com todas as medições próximas, umas das outras e próximas do valor real, como mostrado na figura A.

Os padrões de um equipamento são definidos por instituições internacionais como ISO, NIST e outras.
Em instrumentos de laboratório como por exemplo as pipetas, a exatidão é a tolerância da medição e define os limites dos erros cometidos quando o instrumento é usado em condições normais de operação. São consideradas condições normais: temperatura   21 ± 1 °C   e humidade entre 45-70%.

A Perfecta tem 2 linhas de pipetas automáticas monocanais, de volume variável (até 10 ml), a Perfecta e a Exacta. Em ambas as linhas as pipetas são calibradas de acordo com a ISO 8566, a principal diferença entre as linhas está na possibilidade de autoclavagem.

A linha Perfecta é totalmente autoclavável e está disponível em diversas graduações. 

Já a linha Exacta é parcialmente autoclavável, ou seja, apenas a parte inferior (que entra em contato com a amostra) pode ser autoclavada. 

Conheça mais sobre as micropipetas e demais produtos para manuseio de líquidos clicando aqui