BLOG PERFECTA

Situação Logística Internacional

No espírito de transparência que norteia a atuação da Perfecta, gostaríamos de informá-lo sobre a situação atual da logística internacional que tem impactado a disponibilidade de produtos ao mercado. 
Como é de amplo conhecimento, desde o ano de 2020, a pandemia de COVID-19 tem afetado fortemente o setor de transporte internacional, devido ao desequilíbrio no comércio entre ocidente e oriente, provocando um desbalanceamento de equipamentos ao redor do mundo e sua consequente falta nos portos da Ásia, uma vez que o consumo de produtos se tornou muito maior que a capacidade logística de armadores e portos. 
Recentemente novos acontecimentos pioraram ainda mais a situação, dentre eles a interrupção do canal de Suez, o tufão que atingiu a Ásia no final de julho e a ocorrência de novos surtos de COVID-19 em navios e portos da China, provocando o fechamento, total ou parcial, de alguns portos e a proibição da atracação de navios com infectados dentre a tripulação. 
O mercado prevê uma redução da oferta de espaço nos próximos dois meses, motivada pelas omissões e atrasos nas atracações dos navios. O atraso médio está por volta de 15 dias e os armadores não têm conseguido programar ou informar com antecedência estes ajustes nas suas programações. A situação atual deve persistir, com risco de piora nos próximos meses, uma vez que pelo histórico do comércio internacional, há uma sazonalidade com aumento nos fretes nesta época do ano, principalmente nas rotas da China.  
Destacamos no anexo algumas reportagens que descrevem claramente o problema. 
Estamos trabalhando incessantemente para superar as dificuldades e importar as mercadorias no menor prazo possível. Neste momento temos vários containers já a caminho do Brasil, sendo que alguns ficaram até dois meses no porto aguardando o seu embarque. 
Conforme exposto, fatores alheios ao nosso controle podem provocar rupturas pontuais e afetar o fornecimento de alguns produtos. Porém estamos à disposição para trabalhar junto com você para minimizar o impacto nos negócios. 
Agradecemos a confiança e a parceria.

Foto criada por: https://www.freepik.com/photos/water